BLOG

Confira as últimas notícias e novidades

Qual é o significado das etiquetas das minhas roupas?

15/10/2020 - Minha Lavanderia

É comum não darmos atenção para as etiquetas das roupas e seus símbolos, até mesmo, se tornou um costume para muita gente arrancar a etiqueta, pois causa incomodo na hora de vestir a peça.

Porém, as etiquetas são fundamentais para sabermos como conservar por mais tempo seus artigos de vestuário. Se não sabe o que cada símbolo contido na etiqueta significa continue lendo esse post, e saiba como identificar o tipo de lavagem e secagem que sua peça de roupa precisa. ????

O primeiro símbolo ACIMA (bacia com um x encima) significa que o item não pode ser lavado.

O segundo item (bacia com uma mão) indica que a lavagem da peça deve ser manual à temperatura de no máximo 40°C.

O terceiro item (bacia com água) representa que a lavagem pode ser manual ou à máquina, já quando o símbolo da bacia for acompanhado de um risco embaixo (quarto item) deve-se reduzir a lavagem da máquina.

Nos símbolos acima observamos números, os quais, cada um representa a temperatura máxima de água durante a limpeza da peça.

As três figuras indicam que a lavagem pode ser na máquina pode ser normal, assim como o enxágue e a centrifugação da peça.

Se logo abaixo do símbolo da bacia, notarmos a existência de um traço, os cuidados durante a manutenção das roupas devem ser redobrados. O traço significa que a interseção mecânica deverá ser reduzida, já os dois traços representam que a peça não pode passar por torções.

A presença de uma curva na parte superior do quadrado representa que a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal.

Os círculos inscritos nos quadros significam que a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem conter um “X” que restringe essa utilização. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.

Um ponto dentro do ferro representa que a peça deve ser passada à baixa temperatura (no máximo 100°C): dois indicam que a base do ferro deve estar em temperatura média, próxima aos 150ºC; e, por fim, a temperatura máxima – 200ºC – é permitida somente quando existirem três bolinhas na imagem. O “X” é sempre uma imagem de negação, a qual aqui representa que a peça não pode ser passada.

São esses os pequenos símbolos que auxiliam no processo de manutenção de artigos do vestuário, cama, mesa e banho. Sabendo interpretar cada um deles, você não só conseguirá manter a qualidade e aparência das suas roupas novas, mas também diminuirá os riscos de perder aquela camiseta preferida por uma lavagem mal feita!

Caso não tenha tempo para lavar suas roupas, encontre a Minha Lavanderia mais próxima clicando aqui.

  • Compartilhe